detalhes Allen Rosa

vídeos

info

Músico, artista visual e produtor cultural.

Allen Rosa é um artista de atuação multifacetada e com estilo singular, versátil nos meios que percorre e nas formas que expressa sua arte.

A repercussão do seu nome deu-se por conta de sua musicalidade distinta e contagiante, assim como pela iniciativa pioneira do Sounds in da City, projeto de ocupação urbana realizado durante 3 anos em Florianópolis.

Sua bagagem está repleta de experiências e de uma diversidade de referências, adquiridas durante um longo percurso de trabalho no Brasil e mundo a fora. Tornando-o dono de uma vasta pesquisa musical.
 
Allen apresenta uma musicalidade bastante peculiar, através de uma mistura harmoniosa de referências que vem da musica urbana, worldmusic e eletrônica. Podendo conter elementos que vão desde estilos mais orgânicos como o soul, funk e jazz até vertentes que exploram exclusivamente a engenharia da música eletrônica.

Utilizando-se da musica como uma linguagem universal, Allen dispõe de suas referências atravessando todos os tempos da musica. Misturando habilidades técnicas com a capacidade criativa de quebrar regras.

Na música o seu principal background foi a cultura urbana britânica, onde em 1995 teve o seu primeiro contato com o  Drum and Bass, estilo qual o inspirou a iniciar sua carreira como DJ mixando e colecionando discos de vinil. Esta foi a escola onde desenvolveu suas técnicas de mixagem.
Para representar esse perfil de cultura foi necessário percorrer diferentes caminhos, e diante das necessidades de adaptação teve a oportunidade de alongar a musicalidade da sua personalidade explorando outros estilos. Hoje como resultado desse percurso desenvolveu um estilo bastante peculiar em sua atuação.

Sua bagagem e experiência cultural não são oriundas apenas de conhecimentos teóricos. Allen colocou o pé na estrada durante muitos anos, foi vivenciar a arte e cultura de outros países e levar sua arte para além das fronteiras brasileiras. Seu perfil singular e multifacetado o levou a palcos e cabines de grandes clubs, teatros, espaços alternativos, praias, projetos sociais e até mesmo nas ruas.

Pricipais lugares que já se apresentou: Warung, D-edge, Pacha, Funk You, Cambalacho, Maratona Cultural (2011, 2012, 2013), Cio, Vegas, Lions Nightclub, Confraria Club, Teatro Sá da Bandeira (Portugal), Gare (Portugal), Blu Jaz (Cingapura), Mercadinho Chic, Barco Gandulfe (Portugal), Plano B (Portugal), Migraña (Assuncion)...

Já fez coquetéis e eventos sociais para marcas e empresas como: Chilli Beans, Tritton, Cavalera, Tida, Dudalina, Francesca Romana, AD Life Style...

Indo além do seu trabalho como artista, se dedicou também a produção de projetos culturais, realizando eventos que serviram como base para os seus ideais.

O auge dessa experiência lapidou-se em uma idéia madura e inovadora, o Sounds in da City. Um projeto de incentivo à cultura e de valorização do espaço público, que já acontece há quase 3 anos com o objetivo de democratizar o acesso a informação. A música é apresentada de forma livre e ao ar livre, na rua, e gratuitamente para todos. Devido a sua repercussão, qualidade de público e conteúdo, o evento já participou das três edições da Maratona Cultural e também fez parte da programação do evento Floripa Tem, produzido pela RBS no verão de 2012 e 2013.

comentários